quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O primeiro pedaço do bolo.

O primeiro registro histórico de uma festa de aniversário data de 3000 a.C., no Egito. Só para os faraós aconteciam as "festinhas".Os gregos adotaram a prática também de forma elitista e passaram a festejar mensalmente o aniversário dos deuses. Com o passar do tempo a prática se estendeu aos meros mortais. Era só celebrado a data de nascimento do dono da casa com um banquete e continuavam as celebrações mesmo depois da morte do mesmo. Como tudo os romanos copiavam dos gregos as comemorações entraram para o calendário anual romano. Chamados de "Dies Natalis"a comemoração destinava-se apenas ao imperador,a família e os membros do Senado romano. Com o cristianismo a princípio a prática foi abolida pois achava-se que não se deveria celebrar o nascimento e sim a morte, a passagem para a vida eterna. Só no século IV a igreja começou a celebrar o nascimento do Cristo.
A origem de alguns detalhes.
Uma lembrancinha.
O hábito de presentear surgiu no Egito antigo.Em Roma os imperadores distribuíam mimos. Na Idade Média uma espécie de papai Noel dos aniversários levava presentes para as crianças.
O bolo.
Os gregos festejavam a deusa da lua, Artemis, dia 6 de todo mês com uma torta coberta de velas. Ressurgiu novamente com o alemães na Idade Média nas festas para crianças.
O parabéns.
A melodia foi composta por Mildred Hill em 1893 nos Estados Unidos.A canção era usada para saudar os alunos de uma escola. A letra original foi alterada em 1924 e ficou parecida com a que cantamos hoje.
fonte:Super Interessante ano12 nº9

Um comentário:

  1. Essa história do primeiro pedaço do bolo em que o protagonista do evento tem que escolher entre todos os presentes, uma pessoa a quem vai dar, sempre foi embaraçoso.
    parabens pelas postagens. estou seguindo seu blog.
    visite o nosso.
    abraço

    ResponderExcluir